Foi-se o tempo em que as famílias eram grandes e precisavam de casas e apartamentos maiores. Como as famílias diminuíram, as metragens dos imóveis acompanharam essa tendência da atualidade.

Os quartos, as salas, os banheiros, enfim, todo o espaço foi reduzido, sendo a cozinha um dos cômodos que mais sofreu com essas mudanças.

Mas saiba que com um bom planejamento é possível tornar seu espaço lindo e bem aproveitado, mesmo que a cozinha seja pequena.

Vai montar uma cozinha pequena por aí? Conheça algumas dicas essenciais de como otimizar o seu espaço!

1 –  Use a cozinha americana como inspiração

Como os espaços estão cada vez menores, muitos apartamentos já são pensados para comportar uma cozinha integrada com a sala de estar. A sensação de amplitude no ambiente aumenta, já que uma ou duas paredes deixam de existir.

Para aproveitar o espaço, aposte em uma ilha central na cozinha. Além de servir como mesa, ela pode comportar um cooktop e ter um armário multifuncional na parte de baixo.

Outra dica é utilizar artigos de decoração que combinem com os dois ambientes (sala e cozinha), mas cuidado para não carregar o local. Escolhas minimalistas são estilosas, leves e podem fazer o ambiente parecer maior.

2 – Torne sua cozinha verticalizada

Outra alternativa para montar uma cozinha pequena são os organizadores suspensos e as prateleiras. Eles ajudam a verticalizar sua cozinha para distribuir melhor os itens e objetos.

Potes com temperos e alimentos, por exemplo, podem ser colocados nas prateleiras. Já os organizadores são conhecidos por serem soluções versáteis e funcionam perfeitamente para aproveitar áreas mais altas e guardar louças e utensílios.

3 – Evite usar móveis grandes

Para quem deseja montar uma cozinha pequena, os Kit’s são uma ótima opção. Eles permitem um bom aproveitamento do espaço e tem um bom custo-benefício.

Usar bancadas móveis também é uma saída para evitar o uso de móveis grandes que costumam ocupar muito espaço, inclusive dificultando a passagem de pessoas na cozinha.

Mesa com rolamento, bancadas com gavetas ou até mesmo com rodinhas, são exemplos de como expandir a superfície de trabalho ou o local de refeições.

4 – Faça o planejamento da despensa

A despensa costuma ser um enorme problema nas casas ou apartamentos pequenos. Imagina você fazer aquela compra do mês, chegar em casa e não ter espaço para armazenar latas, garrafas, temperos e alimentos, por exemplo?

Se o seu problema é justamente esse, fazer compras menores em intervalos de tempo mais curtos é a melhor solução. Para não exagerar e nem esquecer de algo, vale ter uma lista de compras sempre à mão, assim você usa bem o espaço e também o seu dinheiro.

5 –  Aproveite bem os armários

Armários costumam ser um dos lugares mais desorganizados dentro da cozinha, isso porque é comum as pessoas empilharem as coisas sem pensarem que isso, além de dificultar na hora de encontrar o que precisa, prejudica o espaço.

Como as áreas dentro dos armários costumam ser muito úteis, organizar o interior se torna essencial. É possível encontrar, em lojas de artigos para a casa, diversos tipos de potes e separadores para arrumar os itens por ali.